Back
Real Capital | Tendências do mercado imobiliário em 2022

Tendências do mercado imobiliário em 2022

Sua empresa faz parte do setor imobiliário? Você deseja ficar por dentro das tendências deste setor para o ano de 2022? Chegou até o lugar certo!

De acordo com estudo realizado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) em parceria com a Ecconit Consultoria Econômica, vai haver um déficit habitacional de 11,9 milhões de residências até o ano de 2030, no Brasil. Por conta disso, as expectativas para o setor são muito positivas, mesmo após o ano de 2020, com o início da pandemia mundial de Covid-19.

Neste artigo, vamos falar sobre os seguintes tópicos:

  1. Como funciona o mercado imobiliário?
  2. Como foi o ano de 2021 para o mercado imobiliário?
  3. Como a tecnologia vai impactar o mercado imobiliário em 2022?
  4. As tendências do mercado imobiliário para 2022

Como funciona o mercado imobiliário?

O setor imobiliário é baseado na compra, aluguel e venda de imóveis. Porém, do ponto de vista de quem compra, existem duas categorias: aquelas pessoas que compram ou alugam imóveis para morar ou trabalhar e outras que compram para investir. Assim como existem as pessoas que vendem pelos mesmos motivos.

Logo, os imóveis podem ser utilizados para fins pessoais, como moradia ou para fins comerciais, no caso de escritórios, lojas, depósitos, etc. Podem ser usados, novos ou na planta.

Quanto se trata de investir em imóveis, as seguintes opções são as mais comuns: imóveis para locação, fundos de investimento imobiliário, fundos de renda, compra e venda de propriedade, títulos de crédito imobiliário, fundos de recebíveis imobiliários e fundos de desenvolvimento.

Como foi o ano de 2021 para o mercado imobiliário?

Segundo dados divulgados em agosto de 2021, com base no estudo Indicadores Imobiliários Nacionais do 2º trimestre de 2021 realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o Brasil registrou o aumento de 46,1% no número de imóveis novos vendidos, no primeiro semestre do mesmo ano, registrando assim o melhor resultado em 4 anos.

Com o auxílio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e da Brain Inteligência Estratégica, os dados foram coletados em 162 cidades e 20 capitais do Norte até o Sul do Brasil. Assim, os maiores índices de crescimento foram nas regiões Norte e Nordeste, pois no 2º trimestre alcançaram o aumento de 162,9% e 127,5%, respectivamente.

Conforme outro estudo, chamado Indicadores Imobiliários Nacionais do 3º trimestre de 2021, realizado pelas mesmas empresas, a Região Sul demonstrou desempenho positivo nas vendas de 6,4% em comparação ao trimestre anterior do mesmo ano e ao 3º trimestre do ano anterior.

Continue a leitura, pois iremos falar dos impactos da tecnologia sobre o setor no ano de 2022.

Como a tecnologia vai impactar o mercado imobiliário em 2022?

Inteligência Artificial (IA)

A tecnologia veio para alavancar as vendas nos diversos setores do mercado, não poderia ser diferente no setor imobiliário. As empresas que não abraçam a revolução digital põem em risco a sua permanência no mercado.

Sendo assim, . Todavia, vamos falar sobre os chatbots. Mas, o que é isso? Os chatbots são robôs, ou seja, algoritmos que simulam interações humanas numa conversa com outras pessoas. Tem sido cada vez mais utilizados no atendimento ao cliente de muitas empresas. Representam diminuição de custos e melhoram o relacionamento com os clientes.

Phygital

O temro phygital resulta da junção das palavras em inglês physical (físico) e digital (digital). Trata-se de envolver os universos online e offline, antes tidos como antônimos.

As empresas que investem no phygital estão preparadas para lidar com as características do novo tipo de cliente: aquele que está ligado nos lançamentos, busca informações sobre produtos que deseja, é exigente e é muito mais vigilante.

Como fazer isso na prática? Não precisa gastar rios de dinheiro, como muitos acreditam. Uma das dicas de ouro é investir numa ótima experiência do consumidor, tanto no site quanto no espaço físico. Principalmente, quando se trata do atendimento. Além disso, tenha um site responsivo, ou seja, que seja adaptável a todos dispositivos.

Softwares de gestão imobiliária

Com os softwares de gestão, de modo geral, os processos tornam-se automatizados e o tempo gasto é bem menor que o da forma tradicional. Com tantas inovações, a competitividade tem crescido e as empresas precisam se adaptar para não ficarem para trás.

Com a utilização do software de gestão imobiliária, o uso de papel, agendas e planilhas tem os dias contados. Com a automatização, ocorre a centralização dos dados e informações, além da diminuição dos erros por falha humana.

As tendências do mercado imobiliário para 2022

Preservação do meio ambiente

As construtoras têm dado mais atenção para empreendimentos mais próximos à natureza e sustentáveis. Entre as apostas para o ano de 2022 estão:

  1. Mais imóveis com energia solar;
  2. Varandas e janelas amplas para maior entrada de luz solar;
  3. Priorização de fachadas com áreas verdes;
  4. Utilização de materiais ecologicamente corretos em acabamentos dos empreendimentos.

Imóveis com escritório

O aumento de trabalho na modalidade home office, em 2020, provocou uma mudança na rotina de milhares de pessoas. Por causa disso, muitas empresas pretendem continuar nesta modalidade ou na forma híbrida (alguns dias de trabalho na empresa e outros em casa), sendo assim, a procura por imóveis com escritório continuará crescendo.

Prioridade para o lazer

Partindo do pressuposto do aumento dos profissionais em home office, mesmo com o fim da pandemia, muitas pessoas continuarão em casa. Logo, os imóveis com áreas de lazer são uma grande aposta do mercado imobiliário. Podem ser áreas verdes no quintal, áreas de descanso privativas e jardins.

Procura por imóveis maiores

De acordo com da imobiliária Quinto Andar, a procura por imóveis com 2 quartos aumentou em 30%, no Brasil, assim como por imóveis com 3 ou 4 quartos. Além disso, a demanda por imóveis com áreas para exercícios físicos, para relaxar e para jogos também continuará aumentando.

Conclusão

Diante dos fatores apontados no artigo, as construtoras e imobiliárias precisam adequar-se às exigências do mercado. Por isso, venha conhecer os serviços oferecidos pela Real Capital.

Somos uma empresa que nasceu com o importante compromisso de impactar o mercado de crédito imobiliário brasileiro. Oferecemos soluções personalizadas, pois entendemos que cada cliente é único e tem necessidades específicas. Por isso, trabalhamos para oferecer uma gama de produtos, serviços e atendimentos personalizados.

Nossos pilares são a ética em todas as atividades e relacionamentos; transparência nas informações necessárias às partes interessadas; crença no valor e na capacidade de desenvolvimento das pessoas e respeito à dignidade e à diversidade do ser humano.

Entre em contato agora mesmo, estamos à disposição!

 


Leia também:
O crescimento do mercado imobiliário.